Seja um imitador de Deus.

“Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave.” (Ef 5:1-2)

          A imitação é uma das maiores e mais eficazes formas de aprendizagem. Ela acontece intencionalmente e não intencionalmente. Para tanto, o convívio é determinante, posto que valores, posturas, hábitos, etc., vão sendo assimilados naturalmente e as vezes forçosamente, de maneira que com o passar do tempo as pessoas tornam-se parecidas.

         Escrevendo aos Efésios, que viviam em uma sociedade corrompida e cheia de maus exemplos, o apóstolo Paulo desafia os cristãos a terem Deus como referencial e modelo a ser seguido. A partir desta postura, os novos cristãos se despiriam de velhos hábitos e adotariam outros, que correspondessem a nova vida recebida em Cristo Jesus. 

         Você tem procurado imitar a Deus? Jesus é seu modelo supremo? Jesus é seu referencial, padrão, inspiração? Se não, adote-O, pois Ele é Homem perfeito e Deus em plenitude.

“E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.” (2Co 3:18 RA)

“Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados. Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;” (Cl 1:13-15 RA)

        Seus mestres tem Jesus como referencial de suas próprias vidas e o apontam como referencial máximo para você? Se não, abandone-os, pois como um cego guiará outro cego? Como uma pessoa que não teme a Deus lhe ensinará temer a Deus? Como uma pessoa que não caminha pra o céu lhe ensinará O caminho? Busque referenciais que tem Jesus como seus referenciais. 

 

“Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a palavra de Deus; e, considerando atentamente o fim da sua vida, imitai a fé que tiveram.” (Hb 13:7 RA)

“Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros.” (Hb 13:17 RA)

“Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.” (1Co 11:1 RA;

“Irmãos, sede imitadores meus e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós. Pois muitos andam entre nós, dos quais, repetidas vezes, eu vos dizia e, agora, vos digo, até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo. O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas. Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas.” (Fp 3:17-21 RA)

“Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo,” (1Ts 1:6 RA)

“Tanto é assim, irmãos, que vos tornastes imitadores das igrejas de Deus existentes na Judéia em Cristo Jesus; porque também padecestes, da parte dos vossos patrícios, as mesmas coisas que eles, por sua vez, sofreram dos judeus,” (1Ts 2:14 RA)

“Desejamos, porém, continue cada um de vós mostrando, até ao fim, a mesma diligência para a plena certeza da esperança; para que não vos torneis indolentes, mas imitadores daqueles que, pela fé e pela longanimidade, herdam as promessas.” (Hb 6:11-12 RA)

“Começando de madrugada, vos tenho enviado todos os meus servos, dizendo: Convertei-vos agora, cada um do seu mau caminho, fazei boas as vossas ações e não sigais a outros deuses para servi-los; assim ficareis na terra que vos dei a vós outros e a vossos pais; mas não me inclinastes os ouvidos, nem me obedecestes a mim...por isso, assim diz o SENHOR, o Deus dos Exércitos, o Deus de Israel: Eis que trarei sobre Judá e sobre todos os moradores de Jerusalém todo o mal que falei contra eles; pois lhes tenho falado, e não me obedeceram, clamei a eles, e não responderam.” (Jr 35:15,17 RA)

         Abandone os “influencers” deste século e mundo que não seguem a Jesus, pois não são padrão para quem quer viver a eternidade no céu. Jesus Cristo é o modelo, referencial, influencer dos cristãos.

         Seja um discípulo atento, até que carregue em seu caráter, escolhas, ações e reações, as marcas de Cristo e seja reconhecido até pelos críticos como um cristão (pequeno cristo).

“tendo-o encontrado, levou-o para Antioquia. E, por todo um ano, se reuniram naquela igreja e ensinaram numerosa multidão. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.” (At 11:26 RA)

 “aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou.” (1Jo 2:6 RA)

 “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.” (Fp 2:5-11 RA)

 “Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus.” (Gl 6:17 RA)

 “Logo depois, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente, és também um deles, porque o teu modo de falar o denuncia.” (Mt 26:73 RA)

 “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.” (Hb 12:1-2 RA)

 “Como foi o primeiro homem, o terreno, tais são também os demais homens terrenos; e, como é o homem celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial. Isto afirmo, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.” (1Co 15:48-50 RA)

 “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12:2 RA)